O jogo mais injustiçado, da franquia Sonic - Mistérios Nerd

Hoje chegou a vez de nós, a equipe Mistérios Nerd. Analisarmos um dos jogos mais polêmicos da série principal de Sonic.


                            
Eu sou o Ghost,e vamos conhecer e reviver essa grande obra da Sega, Então procure a melhor posição seja lá aonde você estiver, aumente o brilho do seu telefone para não cansar as vistas (ao menos que vc esteje em seu quarto escuro) se liga em nossa análise de Sonic Unleashed, o Jogo mais polêmico, da série Sonic.

Versão de Xbox 360

Após o lançamento catástrofico do game Sonic The Hedgehog (Sonic 2006), a Sega decidiu  dar mais tempo aos desenvolvedores para que o jogo saísse o mais "polido" possível, sem que houvesse bugs que estragassem a jogatina como era o caso do jogo anterior.

Mais conhecido como Sonic 2006

Enquanto a Sega estava habituada a dar prazos curtos para que a Sonic Team desenvolvesse os jogos principais, algo que ocorria desde a época do Mega Drive e Master System, a Sega decidiu dar 2 anos para que os desenvolvedores entregassem o jogo 100% funcional. O que paras os dias de hoje, parece curto, mas para a época era o suficiente.






Enredo
Uma frota gigantesca de naves cruzadoras pertencente ao Dr. Eggman orbita a Terra. Mas Sonic está lá para impedi-lo, qualquer que seja o plano dele. Depois de Sonic destruir vários robôs, Eggman aparece dentro de um robô, com o qual consegue capturar Sonic. Este, sem pensar duas vezes, utiliza a força das 7 esferas do drag... não pera? das 7 esmeraldas do caos e se transforma em Super Sonic. E consegue destruir facilmente o robô do Doutor que acaba fugindo iniciando uma perseguição. 

Super Sonic

Durante a perseguição, Sonic em sua forma Super vai destruindo toda a frota. Tentando despistar, Eggman entra numa sala, mas é encurralado por Sonic. Ele começa a pedir piedade a Sonic, dizendo que estava arrependido. Sonic pergunta ao Dr. Eggman por que que ele estava pedindo perdão, já que não é de sua natureza fazer algo tão absurdo.

Momentos antes da desgraça acontecer

Enquanto Sonic estava ocupado falando, Eggman revela sua armadilha contra o ouriço: uma arma eletromagnética que é alimentada pelo poder das Esmeraldas do Caos, absorvendo-o para si. Nesse momento, Eggman usa a energia absorvida para lançar um raio sobre a Terra, dividindo-a em sete partes (ou continentes) e despertando Dark Gaia, uma criatura sombria, feita de escuridão, que se encontrava presa no centro da Terra, mas agora foi libertada.
Dark Gaia

Então Sonic, exposto ao poder maligno do ser despertado, transforma-se em Sonic the Werehog (o Lobo ouriço). Tendo vencido, Eggman abre uma janela da nave, fazendo com que Sonic caia na Terra, derrotado, ao lado das Esmeraldas do Caos, já sem poder nenhum e energia.

Werehog

Ao cair na Terra, Sonic conhece um ser estranho que aparenta estar inconsciente, caído no chão. Ao acordar, a princípio fica com medo do Werehog, mas depois se convence de que Sonic não o faria mal. Enquanto conversam, Sonic descobre que seu novo companheiro perdeu a memória, então decide ajudá-lo a recuperá-la. Quando amanhece, entretanto, Sonic volta à sua forma natural. Depois de descobrir onde estavam (um lugar chamado Apotos), Sonic resolve chamar seu parceiro de Chip. 

Chip

Os dois então perguntam a todos na cidade se o conhecem, em vão. Ao cair da noite, descobre-se que Sonic virou uma espécie de lobisomem, transformando-se no Werehog. À noite, a dupla encontra Tails, que está sendo atacado por criaturas malignas. Ao salvá-lo, Sonic parte para Spagonia, ao lado de Chip e Tails, a bordo do avião de Tails, o clássico Tornado-1, em busca do Professor Pickle, que pode deter a resposta para trazer o mundo de volta ao normal. 

Tails e o Tornado




Chegando lá, porém, descobrem que Pickle não estava na Universidade de Spagonia, mas havia sido sequestrado e levado para Mazuri. Os três então partem para lá, e encontram o Professor preso em uma base do Eggman. 





Prof Pickle

Ao resgatá-lo, todos voltam para Spagonia, onde descobrem que sua única esperança de trazer o planeta de volta ao normal, derrotar Dark Gaia e impedir os desígnios de Eggman, é devolvendo o poder às Esmeraldas do Caos, o que só pode ser alcançado ativando cada um dos sete Templos de Gaia em cada um dos sete continentes. 

E Assim, Sonic, Chip e Tails partem numa aventura ao redor do mundo, restaurando o planeta e lutando contra Dark Gaia e Eggman.


Mundo Dividido em 7 partes

Possível Sonic Adventure 3?

A princípio, para se redimir com os fãs do Azulão. A Sonic Team queria dar sequência a umas das séries mais consagradas da franquia. Sim, Sonic Unleashed, poderia ter sido o Sonic Adventure 3 que hoje muitos sonham com essa continuação. Mas acharam que o conceito se distanciou muito de um Adventure. Por isso, cortaram diversos personagens da franquia, dando quase que um reboot total na série, mantendo além do Sonic, Tails, Eggman e Amy Rose, que é apresentada ao decorrer do jogo.


Adventure 1 lançado em 98 no Japão, e 99 para o Mundo.
Adventure 2 lançado em 2001.







Jogabilidade

E chegamos ao ponto polêmico do game, a Jogabilidade. Ela consiste em dois modos. Um, nas fases Diurnas, quando jogamos com o Sonic em seu estado normal. E outro nas fases noturnas, q é quando controlamos o mesmo no formato de Lobisomem (mais conhecido como Werehog).

As fases Diurnas se consistem em velocidade e platforming. Uma jogabilidade incrívelmente veloz, onde foi introduzido pela primeira vez nos jogos 3D da série, o botão "boost" que aumenta a velocidade do Sonic num nível insano, permitindo que você saia atropelando TUDO que você vê pela frente.


Sonic em Chun-nan


Já nas fases noturnas, a pegada é diferente. Basicamente, você passa de um jogo de velocidade para um Hack 'n' slash no nível de God of War (mas sem a violência e sex... ENFIM). A jogabilidade muda drásticamente, colocando um foco nas batalhas e na exploração... Sim... Exploração...

Werehog em Adabat

O jogo possuí também fases aéreas, que se consitem em "Quick time event". Nessas fases você controla Sonic e Tails no Tornado-1, e é exclusiva das versões de PS3 e Xbox 360.


Uma referência a Sky Deck Zone de Sonic 2


O jogo ele tem minimapas que são quase um "sandbox" porém minis. E são neles que você interage com os NPC's e avança na história habilitando os locais das fases, que são semelhantes aos warp rooms dos jogos do Crash, porém, você só pode habilitar as fases de fato, se você tiver o nível correspondente de medalhas Sol paras as fases Diurnas e Lua para as noturnas. (Exemplo. 1 medalha Lv 1, 10 para o Lv 2 e 45 para o Lv 7 que é o nível máximo) 


Medalhas Sol & Lua

O jogo também conta com um sistema de "Rank" por fases. Quanto maior a sua pontuação, maior a sua nota de E a S. Essa mecânica está na franquia, desde Sonic Adventure 2. 




O jogo possuí também, um sistema de Níveis. Tanto Sonic quanto Werehog, podem aprimorar as suas habilidades, você ganha Xp a cada inimigo q você derrota em cada fase.

Como podemos ver a cima, Sonic pode aprimorar o Boost aumentando a sua durabilidade e a sua velocidade o deixando mais rápido.



Já o Werehog, tem mais habilidades para aperfeiçoar são elas; Vida, q aumenta a barra de vida do mesmo; Combate, que desbloqueia novos combos, semelhante a de Gow; Força, que deixa os ataques mais forte; escudo que ao segurar o botão de ombro esquerdo de se controle (L1 ou LB) você ativa um escudo, que de início pode ser quebrado 5 vezes e conforme você o evolue ele ganha mais escudos; E por fim o Unleash, que aumenta a sua força, velocidade e defesa, durante um espaço de tempo, que pode ser melhorado para durar mais tempo.

Você também pode ganhar Xp indo nas lojas que tem em cada continente e comprar comida. E alguns coletáveis você só consegue  comprando nas lojas de cada continente...

Este, é o "minisandbox" do jogo

Ao explorar as fases Diurnas, você pode encontrar, além das medalhas,  colecionáveis como um Livro que habilita Concept arts, uma fita VHS para as cutscenes e um disco vinil para as faixas do game. Já nas fases noturnas você pode encontrar, garras que aumentam a sua força por um curto espaço de tempo. E escudos que aumentam a sua defesa, da mesma forma...







Trilha sonora

A trilha sonora de Sonic Unleashed conta com músicas instrumentais dos mais variados estilos, geralmente de acordo com a região do pais que representa no jogo (seja nos momentos diurnos, seja nos noturnos). Foi composta por Takahito Eguchi. O jogo também conta com um tema vocal, a música "Endless Possibilities", cantada por Jaret Reddick e Erik Chandler, da banda Bowling for Soup, além da música "Dear my Friend", que aparece durante os créditos finais, composta por Mariko Nanba e cantada por Brent Cash.


Werehog mandando um combo monstruoso




Recepção

O Jogo recebeu uma recepção mista por parte do público em geral. A exceção da imprensa gamer, tendo veículos que chegaram a dar notas piores a de Sonic 2006. 

Sonic vs Egg Betlee

As maiores críticas foram feitas por conta da jogabilidade com Werehog, alguns alegando que o jogo mudava drásticamente, depois de uma fase rápida com o Sonic, logo em seguida você jogava uma fase lenta, de hack n slash e plataforma com Werehog. Outra crítica foi feita Por conta que as fases Diurnas, por mais que sejam belas, eram rápidas demais...

Werehog vs Dark Phoenix



Opinião

A Sonic Team não poupou esforços ao tentar se redimir com os seus fãs! 

Sonic Unleashed não é um jogo isento de erros, é verdade. Mas é sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogos do Sonic já feito, e também uma boa recomendação para os donos Xbox 360/one, e PS3. 

Quanto as críticas. Nem se importa... A jogabilidade nas fases Diurnas com o Sonic funcionam e transmitem uma adrenalina que para um jogo de 2008,  chega a ser surpreendente para a época.

Quanto as fases noturnas; são tão belas quanto  as diurnas, e a jogabilidade com Werehog é dinâmica, e fica ainda melhor, se vc souber evoluir o personagem ele fica muito op, podendo fazer combos monstruosos! 

Ou seja... É uma verdadeira obra prima... E  Sem sombra de dúvidas merece ser revisitado quantas vezes forem necessárias!

Lembrando, que analisei apenas a versão HD, que é disponibilizada para Xbox360 (podendo ser jogado no One) e PS3. O jogo ainda recebeu uma versão SD, para Wii e PS2, e é um jogo completamente diferente. E ainda temos a versão Java para celulares. Ou seja, em breve essas versões terão as suas respectivas Reviews aqui na Mistérios Nerd

Mas enquanto esse tempo não chega, essa foi mais uma Review, espero que vocês tenham gostado... Qualquer dúvida, crítica, ou sugestão comente para nós, que iremos responder com todo prazer!

até o próximo post galera, se cuidem!

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