Pois é, hoje, iremos rever a história de Uncharted Drake's Fortune. O primeiro jogo dessa grandiosa franquia que teve início no PS3, e hoje está disponível para PS4 através da coletania Uncharted Nathan Drake colection. Então sem mais enrolação, se ajeite aonde vc estiver, diminua o brilho do seu celular caso esteja em um lugar escuro e se liga em mais uma review da Mistério Nerd.
Desenvolvimento
O projeto teve início em 2005, após a Naughty dog, finalizar a franquia Jak and Daxter. O jogo foi anunciado na E3 de 2006, e foi lançado, no final de 2007. uma estratégia de marketing, já que lançar jogos próximo do natal ou verão garantia um ótimo retorno financeiro, e com Uncharted não foi diferente!
O jogo foi desenvolvido pela Naughty dog e foi publicado pela Sony nos EUA em 20 de fevereiro de 2007. 7 de dezembro na Europa, e 1 de agosto nas terras Japas. Isso acontecia/acontece por diversos motivos, estes que terão um post especial... Algum dia.
Mas enquanto esse dia não, vamos focar em Uncharted, que curiosamente, não teve uma versão dublada em Português Brasileiro, já que naquela época, o mercado Brasileiro ainda não tão explorado como é hoje (Talvez por conta da pirataria que era muito forte, mas isso é outro assunto). Nós acabamos ficando com a versão europeia, dublada em Português de Portugal.
História
A aventura começa a bordo de um barco, cujos tripulantes buscam resgatar o caixão de Sir Francis Drake. Os tripulantes em questão são Nathan Drake, caçador de tesouros e suposto descendente da histórica figura que estão resgatando, e Elena Fisher, jornalista que bancou a viagem de Drake com a condição de ganhar direitos exclusivos sobre a reportagem que, ela acredita, vai virar a história do ano.
No entanto, ao abrir o caixão, eles não encontram um corpo, pois Francis forjou a própria morte e deixou apenas um diário em seu lugar, com informações que poderiam ser utilizadas para localizar a lendária cidade de El Dorado.
Drake e Elena iniciam uma pequena discussão, sobre o que a moça pode ou não pode manter no documentário, quando são surpreendidos por piratas. Sem contar com a Guarda Costeira, já que a sua exploração não possui autorização da marinha local, eles optam por pegar as armas e resolver o problema ali mesmo.
Drake & Elena |
Um Amigo de Verdade
O confronto com os piratas foi violento o suficiente para causar um incêndio no barco de Nathan, mas antes que algo mais sério aconteça, Victor Sullivan, velho amigo de Drake, os resgata com seu avião e os leva à terra firme.
Victor Sullivan |
A salvos, Elena entra em contato com seu editor, enquanto "Sully" e Nathan ficam dentro do novo barco e discutem a respeito da descoberta do diário. Nathan conta que assim que voltou para a Inglaterra, todos os registros de sua viagem foram confiscados e selados, dando a entender que tudo que aconteceu em El Dorado (seja lá o que for), deveria permanecer oculto.
Nathan e Sully perceberam o valor desta descoberta e toda a fortuna envolvida nela. Como bons caçadores de tesouro que são, decidiram iniciar sua busca o mais rápido possível, mas havia um pequeno problema: Elena e sua reportagem poderiam atrair rivais indesejados nesta caça ao tesouro.
Em um rompante de "cavalheirismo" e sem pensar duas vezes, Nathan e Sully aceleram o barco em busca de seu tesouro e largam a garota sozinha no cais.
E assim... Se inicia uma aventura que promete ser épica!
Curiosidade
O verdadeiro Francis Drake |
Sim! Francis Drake realmente existiu. Ele foi um capitão inglês, vice-almirante do Reino da Inglaterra, corsário e um navegador famoso, e um político da era elisabetana. Isabel I da Inglaterra condecorou Drake como cavaleiro em 1581. Mais detalhes sobre ele em um futuro post, seguimos com Uncharted...
Jogabilidade
Ao contrário de seus jogos anteriores, a Naughty Dog decidiu fazer diferente de Crash e Jak. Que focavam em um mundo mais fantasioso, Uncharted trouxe uma atmosfera mais humana se comparado aos jogos anteriores, trabalhando com atores reais. O jogo foca na aventura, tiro em terceira pessoa, combate corpo a corpo simples, e plataforma.
Crash Bandicoot (1996 - PS1) |
Jak and Daxter (2001 - PS2) |
Essas duas últimas franquias da Naught Dog, continham gameplays distintas. O famoso Crash Bandicoot, um jogo de plataforma 3D, e o pouquíssimo conhecido Jak and Daxter, um game de aventura com exploração a um mundo aberto...
Voltando a Uncharted...
Você controla Nathan Drake, com mecânicas simples... Com o X você pula, Quadrado você dá socos, utilizando a sequência, Quadrado, Triângulo, Quadrado. Você executa o "Brutal Combo" que nada mais é que um combo finalizador, que quebra um galho contra os inimigos comuns, os piratas. Porém, ao decorrer do jogo você encontrará inimigos bem mais fortes do que os piratas, e irá depender da sua habilidade para derrotar certos inimigos.
A cada alvo eliminado, eles dropam munição ou a própria arma que ele estiver usando naquele momento. Ao usar o "Brutal Combo" você recebe a munição dobrada
Combate corpo a corpo |
Como citado, Drake também pode coletar armas, e não tem segredo, com L1 você mira, e com o R1 você atira. com o Bolinha (ou Circulo/Bola se preferir) igual aos outros jogos de tiro que o PS3 recebeu. O único destaque, são para o uso de granadas; nesse jogo, você só pode utilizar uma granada equipado-a. Ou seja, não basta apertar R2 e o boneco atira uma granada é necessário equipa-la com o D-pad. Mas isso serve apenas para a versão de PS3, no remaster de PS4 já é usada a função automática que todos estão habituados, ao apertar o R2, granadas vão voar!
Assim como em COD, você não possui barra de vida, a cada tiro que você leva, as cores do jogo se alteram para preto-branco, e quanto mais perto da morte você estiver, mais forte os tons de preto-branco ficam...
Gameplay melhor que Freefire... Não pera? |
O jogo possuí uma mecânica, que foi muito usada nos jogos de Indiana Jones e Tomb Raider, que é a de escalar. Em Uncharted, funciona de forma semi-automatica. Por exemplo, em uma parede de tijolos, haverá blocos que estarão destacados, tipo um tijolo amarelo no meio de tantos tijolos comuns, basta você pular em direção a parede que Drake automáticamente já se segura nele e do mesmo modo, você passa de um para outro
Não entendeu? Então se liga nesse exemplo abaixo
Nesta imagem, repare que no muro, há pontos escuro, que se destacam de uma parede branca. Ao decorrer no jogo isso sempre ficam bem destacado, sendo uma questão de percepção. Claro, isso serve para outros objetos, como um cipós, cordas, as escadas e etc...
O jogo tem fase de Jetskin! |
A fase de Jetskin é uma determinada parte do game aonde você controla Drake e Helena ao mesmo tempo, Drake no volante, e Elena com uma bazuca (pois é uma bazuca).
A jogabilidade nesse momento do jogo é bem simples, com R2 Você acelera, com L2 ou Quadrado, você desacelera.
Mais um Extra |
Nessa fase, a mulher está no volante, enquanto você tem uma metralhadora infinito que ao pressionar R2 lança granadas... Nem preciso dizer o quão frenético este momento é...
Os Benditos/Malditos Tesouros Colecionáveis
Uma coisa que era uma novidade quando Xbox 360 e PS3 vieram ao mundo, foi o sistema de troféus no PS3., E conquistas no 360. Esses coletaveis ficavam disponível na sua conta PSN/Live, para que todos os seus amigos pudessem ver os jogos que você conquistou o 100% do game. No caso do PS3 existiram quatro tipos de troféus, são eles: Bronze, Prata, Ouro e Platina está última que só era habilitada após pegar todos os troféus de um determinado jogo. Vale lembrar que este sistema só foi implementado no PS3 em 2010, por isso, muitos jogos lançados antes ou não tiverem troféus ou usaram de um modo de conquistas independente, por isso, o primeiro Uncharted contém troféus, por que a Naught Dog adicionou conquistas independentes no jogo.
Recepção
|
Uncharted foi aclamado pela crítica, sendo eleito o melhor jogo do PS3 naquele ano. Porém, não foi um jogo isento de críticas, que focaram mais nos bug's gráficos que o jogo possuí, e a historia foi considerada genérica, e muito parecida com Tomb Raider (que por sua vez era muito similar a Indiana Jones...), Tanto que no início, Nathan Drake era visto como a Lara Croft que usava cueca, mas como dito antes... O jogo foi um sucesso! Muito pelo fato de que a franquia Tomb Raider, estava parada, e os fãs órfãos da Larinha, se sentiram acolhidos por Nathan Drake.
Eu gostaria de saber qual é o seu favorito, Tomb Raider, ou Uncharted! Comente para nós :)
Qual é seu favorito? |
Opinião
Assim como no PS1, Crash Bandicoot foi o mascote, e no PS2 God of War foi a franquia que carregou a bandeira da Sony, na geração do PS3 da para se dizer que Uncharted, fez muito bem isso. E dá para se dizer que é um mascote, do PS3. A Naughty Dog fez um trabalho de respeito, principalmente quando se leva em consideração que foi o primeiro game deles produzido para o PS3, que era considerado o mais difícil de se programar.
A jogabilidade do jogo é simples e praticamente perfeita, tudo funciona bem fluído. Os saltos são praticamente automáticos, você só tem que precionar o X no momento correto e na direção certa, se não é caixão. Os Checkpoints são bem posicionados, sem que gere aquela sensação de frustração ao morrer ou ao "spawnar" em um local onde os inimigos já estejam te metralhando.
Os inimigos não chegam a serem irritantes e apeloes, mas sempre me incomodou o fato do miserável está no fundo do mapa, e a granada que ele joga cair redondinha, no seu pé. E como neste game você não pode devolver a granada no "time" de 5 segundos antes que ela exploda, o jeito é fugir para não atingido, o problema é que nessa brincadeira, você acaba ficando vulnerável aos tiros dos inimigos. Mas, é uma questão que pode ser superada através de um pouco habilidade e inteligência, Você consegue sobreviver facilmente.
A história é bem simples, nada de diferente de Tomb Raider ou Indiana Jones, mas os personagens são todos muito bem explorados, garantindo alguns momentos cômicos e divertidos Durante a trama
Certamente você não irá se arrepender de jogar esse game que já pode ser chamado de um grande clássico do PS3. Você também pode joga-lo na coletania Uncharted the Nathan Drake Collection, disponível para PS4.
Bom pessoal, essa foi mais uma review, esperam que vocês tenham gostado! Já jogou Uncharted? Comente para nós oque acharam do game, e da nossa review.
Eu sou o Ghost, e aguardo vocês em nossa próxima review! Até lá, se cuidem!
0 Comentários